Reunir os principais especialistas de 50 países para compartilhar as descobertas mais avançadas sobre vacinas nas diversas áreas no mundo. Essa foi a proposta do 18º Congresso de Vacinas, realizado entre os dias 8 e 11 de setembro, em Lisboa, Portugal. O evento contou com a participação da equipe de pesquisadores do projeto “Perfil epidemiológico e fatores de risco para ocorrência de covid longa em capitais brasileiras”, liderado pelo Instituto de Saúde Coletiva da UFBA, com financiamento do CNPq.
Durante o evento, a professora Florisneide Barreto apresentou os resultados dos seguintes estudos:
• “Insegurança Alimentar entre Pessoas com Covid longa nas Capitais Brasileiras”, pesquisa liderada pelo professor Marcos Pereira em parceria com os pesquisadores Florisneide Barreto, Ramom Andrade, Evonio Barros Campelo Junior, Carla Cristina Lima e Susan Martins Pereira.
• “Hesitação em relação à vacina contra a COVID-19 no Brasil: Revisão Sistemática e Meta-análise”, assinado pelos pesquisadores Marcos Pereira, Florisneide Barreto, Carla Cristina Lima, Victoria Menezes e Susan Martins Pereira.
Na ocasião, a professora Susan Pereira apresentou o estudo “Evolução da cicatriz Bacillus Calmette-Guérin nas Cepas Moscou e Moreau em Recém-nascidos: Uma Coorte Brasileira”, resultado da tese de doutorado do pesquisador Ramon Andrade, que também integra a equipe do projeto.
Já a pesquisadora Elisângela Britto compartilhou os resultados do estudo “Características Clínicas e Epidemiológicas de Pacientes Hospitalizados por Covid-19 de Acordo com o Status Vacinal de BCG, Bahia, Brasil”, resultado da sua dissertação de mestrado. O trabalho é também assinado pelos pesquisadores Susan Martins Pereira, Ramon Andrade de Souza; Marcos Pereira Santos, Carla Cristina Oliveira, Marcio Santos Natividade, Ceuci Nunes; Marcela de Almeida Muhana e Florisneide Rodrigues Barreto.
Veja, abaixo, a galeria de fotos: