A Casa ELSA está de portas abertas novamente após um período de reforma. A reinauguração, realizada no dia 28 de setembro, marcou as comemorações de 15 anos do Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA-Brasil).

A pesquisa é coordenada na Bahia pelo Instituto de Saúde Coletiva da UFBA e desenvolvida, simultaneamente, na UFMG, UFES, UFRGS, USP e Fiocruz-RJ. São 15 mil servidores participantes, distribuídos nos seis centros de investigação. O estudo tem o propósito de investigar a incidência e os fatores de risco para doenças crônicas, em particular, as cardiovasculares e o diabetes.

Em cada centro integrante do estudo, os sujeitos da pesquisa – com idade entre 35 e 74 anos – fazem exames e entrevistas nas quais são avaliados aspectos como condições de vida, diferenças sociais, relação com o trabalho, gênero e especificidades da dieta da população brasileira.

Nos últimos 15 anos, já foram publicados mais de 500 artigos científicos com base no ELSA-Brasil e o conhecimento produzido tem orientado políticas públicas de prevenção e enfrentamento das doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade.