Estudantes da disciplina de Introdução à Saúde Coletiva, ministrada no semestre 2024.2 pela professora Leny Trad, com o apoio da tirocinante Gessy Queiroz, participaram de uma série de atividades interativas voltadas à reflexão crítica sobre os diversos temas discutidos em sala de aula, como a criação de cordéis, poesias, fotografias, pinturas e produções audiovisuais.

Entre as ações realizadas, destaque para a visita ao Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab), em Salvador, que teve como proposta estimular a criação de vídeos com abordagens interseccionais e decoloniais, promovendo o diálogo entre saúde, cultura e sociedade.

Durante a experiência, os estudantes foram convidados a explorar a exposição em busca de símbolos, objetos e narrativas que evidenciem a interação entre diferentes formas de opressão – como gênero, raça, classe e colonialismo – a partir de quatro eixos temáticos: identidade e pertencimento cultural, invisibilidade social e resistências, desigualdades estruturais e epistemologias periféricas.

A experiência no museu foi registrada por meio de fotografias e vídeos captados em pontos estratégicos da exposição. Em seguida, os alunos complementaram suas produções com gravações externas, aprofundando a relação entre os acervos do Muncab e as realidades vividas pelas populações historicamente marginalizadas.

Como resultado, cada estudante produziu um vídeo de até cinco minutos, em formato livre, apresentando reflexões sobre os temas escolhidos. A proposta incentivou o uso da linguagem audiovisual como instrumento crítico e pedagógico, valorizando narrativas dissidentes frequentemente invisibilizadas no meio acadêmico.

A iniciativa reforça o papel da Saúde Coletiva na análise das desigualdades sociais e na construção de práticas mais inclusivas, humanas e comprometidas com a justiça social.

Acesse, abaixo, os vídeos desenvolvidos pelos estudantes:

  • Título: Identidade e Resistência
    Autora: Alessandra Carneiro dos Santos

  • Título: Além da História: A Identidade que Carregamos
    Autores: Isabela Mendonça e Wagner Oliveira

  • Título: Histórias de Identidade e Resistência: Um Olhar sobre a Cultura Afro-Brasileira
    Autoras: Ana Pimentel, Érica Fiuza e Wanessa Souza.

  • Título: Invisibilidade Social e Resistência
    Autores: Luan Aguiar de Carvalho Oliveira e Ana Carolina Gomes Cerqueira de Oliveira

Acesse. abaixo, os portifólios desenvolvidos pelos estudantes:

Galeria de fotos: