O Saúde Coletiva em Debate realiza, no dia 4 de setembro, uma sessão dedicada à discussão das interfaces entre as pesquisas em gênero e sexualidade e o campo da Saúde Coletiva. Com o tema “A Pesquisa em Gênero e Sexualidade em Portugal: interfaces com a Saúde Coletiva”, o encontro reunirá pesquisadoras e pesquisadores da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), em Portugal.
A sessão será realizada no Dia Mundial da Saúde Sexual e apresentará resultados de pesquisas e projetos inovadores desenvolvidos no campo da saúde sexual. Entre os temas que serão abordados estão sexualidade e envelhecimento, diversidade sexual e de gênero, prevenção da violência sexual e promoção dos direitos sexuais.
Durante o encontro, também será apresentado o Observatório Mundial de Saúde Sexual, iniciativa internacional pioneira que reúne diferentes países com o objetivo de produzir evidências científicas capazes de subsidiar políticas públicas e contribuir para a melhoria da saúde sexual em âmbito global.
A sessão será coordenada pela professora titular Estela Aquino, do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA). Participam como palestrantes Alexandra Oliveira, professora associada da FPCEUP; Ana Luísa Patrão, investigadora e pesquisadora auxiliar da FPCEUP; Conceição Nogueira, professora catedrática da FPCEUP; e Pedro Alexandre Costa, professor auxiliar da FPCEUP.
O encontro representa uma oportunidade de aproximação e intercâmbio entre pesquisadores do Brasil e de Portugal, já com consolidada colaboração entre o ISC/UFBA e a FPCEUP, promovendo o diálogo sobre questões contemporâneas relacionadas à sexualidade, aos direitos e à saúde, a partir de diferentes perspectivas e experiências de pesquisa.
A atividade integra a programação do Saúde Coletiva em Debate, iniciativa do ISC/UFBA voltada à promoção de reflexões sobre temas relevantes para a Saúde Coletiva e para os desafios contemporâneos da sociedade.
Saúde Coletiva em Debate
Tema: A Pesquisa em Gênero e Sexualidade em Portugal: interfaces com a Saúde Coletiva
Data: 4 de setembro de 2026
Coordenação: Estela Aquino – Professora Titular do ISC/UFBA
Palestrantes:
- Alexandra Oliveira – Professora Associada, FPCEUP
- Ana Luísa Patrão – Investigadora/Pesquisadora Auxiliar, FPCEUP
- Conceição Nogueira – Professora Catedrática, FPCEUP
- Pedro Alexandre Costa – Professor Auxiliar, FPCEUP







![[:pb]29/07 – Defesa de Dissertação – Franciana Cristina Cavalcante Nunes dos Santos – ISC/UFBA[:en]29/07 – Defense of Dissertation – Franciana Cristina Cavalcante Nunes dos Santos – ISC / UFBA[:es]29/07 – Defensa de la Disertación – Franciana Cristina Cavalcante Nunes dos Santos – ISC / UFBA[:]](https://isc.ufba.br/wp-content/uploads/2019/07/440335257_amianto.jpg)